Pena de morte

março 14, 2007 at 4:39 pm Deixe um comentário

Pena de morte é um assunto que vem sendo muito discutido ultimamente. Tenho a sensação que se o governo fizesse um plebiscito hoje, a maioria da população votaria a favor.

Qual a minha opinião a respeito? Difícil responder. Na verdade eu tenho duas opiniões, uma filosófica e outra prática.

Filosoficamente, sou a favor da pena de morte. Acredito que existem pessoas que simplesmente não têm o direito de fazer parte de uma sociedade. Um homem que estupra e mata uma menina de um ano e meio simplesmemente abdicou do seu direito de viver ao nosso lado. Ele deve ser preso, pois é uma ameaça para outras meninas de um ano e meio. Ele tem que ser punido pelo crime que cometeu. E apenas mante-lo preso por 30 anos não é solução, já que eu não acredito que ele possa ser reeducado ou regenerado. A alternativa mais segura (e econômica, por que não?) para a sociedade é matar esse criminoso.

Eu não acredito em Deus, nem tampouco no Inferno. Por isso acredito que a sociedade tem o direito de julgar o que é melhor para ela, e tem o direito de condenar à morte e tirar a vida de um de seus membros. Assim como se amputa um membro gangrenado para preservar a integridade do resto do corpo.

Vamos então à questão prática: não há, atualmente, uma maneira segura de se implantar a pena de morte no país. O judiciário brasileiro é uma piada de mau-gosto, a corrupção está entranhada nas forças policiais, e a incompetência do Estado é visível em toda e qualquer área por ele controlada.

Se é impossível sequer prender réus-confessos já julgados, se não há condições de julgar milhares de presos, que ficam aguardando que a audiência seja marcada, e se não se consegue nem resolver a questão dos menores infratores, como é que se pode sequer pensar em pena de morte?

Implantar a pena capital no país serviria apenas para complicar ainda mais a situação da justiça brasileira, teria efeito prático zero na diminuição da violência, e ainda estaríamos correndo o risco de mandar para a forca um punhado de inocentes.

Mas no meu mundo perfeito, quem mata uma pessoa de maneira premeditada e deliberada perde o direito à sua vida.

Entry filed under: Geral. Tags: .

Com uma perna só Alice’s Adventures in Wonderland

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds


%d blogueiros gostam disto: