Passeando a trabalho: Regra número um

maio 7, 2007 at 10:29 am Deixe um comentário

Regra número um do viajante de trabalho que quer aproveitar ao máximo seu tempo livre: SEMPRE programe sua viagem de maneira que você chegue no destino em um sábado pela manhã. Se você tem que ir para a Europa ou América do Norte, marque um vôo para sexta à noite. Se você vai até a Ásia, saia na quinta à noite.

Você ganha todo o final de semana para passear, com a empresa bancando seu hotel. Nenhum chefe vai reclamar de gastar 100, 150 dólares a mais, quando você justificar que é um ótimo investimento para aparecer naquela reunião na segunda de manhã sem olheiras e com o jet-lag um pouco mais manso. Você não está gastando a mais, você está economizando o valor de uma passagem na executiva. Todos saem ganhando.

Dependendo do seu destino, muitas vezes parece interessante passar o final de semana no meio do caminho. Por exemplo, aproveitar o sábado e o domingo em Paris antes de ir pra Tóquio. Eu não recomendo. Falo por experiência própria.

Em 2001, tentando aproveitar ao máximo uma conexão, resolvi passar o fim de semana em Los Angeles antes de seguir para Seoul. Foi o pior jet-lag da minha vida. Passei dois dias em uma cidade com cinco horas a menos, para pular para outra com 12 horas a mais. A diferença entre LA e Seoul é de 17 horas! Quando cheguei à Coréia, dormi direto das três da tarde às sete da manhã do dia seguinte.

A melhor solução é aproveitar o final de semana já no seu destino final. Você fica conhecendo um pouco melhor o lugar e a sua cultura, adapta seu relógio biológico e se familiariza com a cidade. Na segunda-feira você vai estar mais bem descansado e preparado pra encarar o trabalho.

Pô, mas eu vou jogar fora essa conexão em Paris? Claro que não. Porque é bem provável que você faxa conexão na mesma cidade na volta. Aliás, faça o possível para que você mesmo monte o itinerário da sua viagem. Assim você pode adequar sua passagem de avião ao seu passeio da volta. Os vôos entre o Brasil e a Ásia que costumam ter as melhores tarifas fazem conexão em NY e LA (via EUA) ou em Paris, Amsterdam, ou Frankfurt (via Europa). Qualquer uma dessas cidades pode te proporcionar um final de semana inesquecível antes de voltar à rotina do dia-a-dia.

Ah, só mais uma coisinha – nesse trecho de passeio na volta, pega bem pagar do próprio bolso o hotel e as despesas. Desse jeito, seu chefe não vai pegar no seu pé da próxima vez que você quiser misturar passeio e trabalho.

Entry filed under: Passeando a trabalho. Tags: .

Quebra de patente Virada Cultural – Racionais MC’s e a polícia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds


%d blogueiros gostam disto: